top of page
Buscar

Neuropsicologia e a Doença de Alzheimer

  • Foto do escritor: Amanda Santana
    Amanda Santana
  • 26 de jun.
  • 2 min de leitura

Alzheimer

As demências são um grupo de doenças que afetam um número crescente de pessoas, isso porque a cada ano aumenta a estimativa de idade das pessoas no mundo todo. Em diferentes estudos a Doença de Alzheimer (DA), tem sido apontada como a demência mais comum.

A DA é considerada um transtorno neurodegenerativo, isto é, caracterizada pela perda progressiva de células do cérebro, responsáveis pelos nossos comportamentos e emoções. Infelizmente, as causas da doença ainda não sejam totalmente conhecidas.

Apesar de manifestar-se de maneira diferente em cada pessoa, há muitos sintomas em comum. Os primeiros sintomas de DA, que são facilmente confundidos como manifestações de estresse, estão relacionados com dificuldade para recordar eventos recentes, seguido de alterações de linguagem, de humor e mudanças no comportamento social (retraimento).

Com o progresso da doença, é possível detectar declínio em habilidades de raciocínio lógico, compreensão de contextos e adequação social e observar comportamentos de confusão, aumento da irritabilidade, alterações de personalidade e agressividade, além da piora da capacidade de aprendizagem e recordação.

Os tratamentos atuais destinam-se a desacelerar a progressão da doença, não existindo ainda um tratamento que consiga reverter o quadro de forma a curar a doença.

A neuropsicologia é uma ciência que se dedica a estudar a expressão comportamental das disfunções cerebrais, isto é, busca compreender o funcionamento das funções do cérebro a partir de uma alteração neurológica, seja em decorrência de um trauma, de uma infecção ou de um processo de degeneração. A avaliação neuropsicológica é considerada um procedimento fundamental para o diagnóstico diferencial de muitas patologias, entre elas, as demências.

No Brasil, os critérios diagnósticos dos institutos nacionais de saúde são compatíveis com os do Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM) - criado pela Associação Americana de Psiquiatria (APA), que orienta os processos diagnósticos dos transtornos mentais no mundo - e determinam que o diagnóstico de DA deve ser estabelecido por exame clínico e confirmado pela avaliação neuropsicológica.

 
 
 

Comentários


bottom of page